Alzheimer, 5 Formas de Prevenção

Alzheimer, 5 Formas de Prevenção

28 de agosto de 2019 Off Por Proativa Saúde

O Alzheimer é uma doença mental da categoria de demência. Ele ocorre pelo acúmulo de tipos específicos de proteínas no cérebro. Então, chega um momento em que este acúmulo começa a matar células do cérebro comprometendo progressivamente as atividades diárias de uma pessoa.

Sintomas do Alzheimer

Conforme o site do ministério da saúde, o primeiro sintoma é a perda de memória recente, que vai avançando para perca de memória remota, perda de orientação. Além de mudanças de humor como irritabilidade e outros.

Como Evitar o Alzheimer

Com a vasta quantidade de estudos sobre a doença, hoje se conhece várias formas de evitar a doença de Alzheimer. Apesar de os exercícios mentais serem muito importante, o cuidado com o corpo também faz muita diferença para a prevenção.

Confira a seguir 5 formas de prevenção do Alzheimer.

1- Exercício Físico

Confira o que o Dr. Gad Marshall, médico associado e diretor de ensaios clínicos no Centro de Pesquisa e Tratamento de Alzheimer e Tratamento do Hospital Brigham and Women’s, tem a dizer sobre os exercícios:

A evidência mais convincente é que exercícios físicos ajudam a previnir o desenvolvimento do Alzheimer ou diminuem o progresso em pessoas que já possuem os sintomas.

Dr. Gad Marshall – Tradução Livre

Se já existiam muitos motivos para se praticar exercícios físicos, agora acabamos de acrescentar mais um e dos grandes. Portanto, lembre-se da importância do exercício físico para a sua saúde.

O Dr. Marshall ainda continua sugerindo a quantidade e o tipo de exercício que deve ser praticado:

A recomendação é 30 minutos de exercício aeróbico moderadamente vigoroso, três ou quatro dias por semana.

Dr. Gad Marshall – Tradução Livre

2- Estudar

Um fator muito importante é o estudo. Note que a educação formal é um dos caminhos que ajudam a pessoa a previnir o Alzheimer. Segundo o ministério da saúde brasileiro, um baixo nível de escolaridade é um fator de risco.

Isto por que as pessoas com maior nível de escolaridade geralmente participam de atividades intelectuais mais complexas. Assim, quanto maior a quantidade de estimulo mental, maior a será a criação de conexões entre células nervosas, o que ajuda a contornar as lesões causadas por doenças como o Alzheimer.

3- Ler

Ler também está relacionado ao estímulo das conexões nervosas e pode ser um ótimo aliado de quem quer prevenir a doença do Alzheimer.

Ao ler, além de criar novas conexões do que se está recebendo de conteúdo, o leitor estará praticando a memória de curto prazo, uma vez que é necessário lembrar do que foi lido antes para entender o que está sendo lido no momento.

Além disso, determinados tipos de livros podem ajudar na provocação do raciocínio. Qualquer tipo de leitura é válida, mesmo que não sejam livros, mas notícias, artigos, etc.

4- Alimentação Saudável

Outro fator que, junto com o exercício físico, é uma prevenção para muitos tipos de doenças e que não é diferente para a do Alzheimer. O site Help Guide nos dá algumas dicas quanto à alimentação:

  • Cortar o açúcar;
  • Praticar uma dieta mediterrânea;
  • Evitar gordura trans;
  • Consumir bastante gordura omega-3;
  • Consumir frutas e vegetais em quantidade;
  • Tomar chá diariamente.

Uma última dica, ainda do Help Guide, é de cozinhar mais em casa. Dessa forma, ao cozinharmos a própria comida, evitamos os açúcares, gorduras trans, consumimos mais alimentos saudáveis e feitos na hora.

Resumindo, ao cozinhar em casa nós temos mais chances de colocar em prática todos os itens acima, mesmo que não fizermos isso propositalmente.

5- Dormir

Cada vez mais surgem estudos sobre a importância do sono, não é diferente para a prevenção do Alzheimer. Entretanto, não confunda um sono de qualidade com um sono longo.

O tempo de sono pode variar de pessoa para pessoa e também ainda não existe um consenso de quanto deve ser.

Entretanto muitos neurologistas concordam com a média de 7 horas de sono. Da mesma forma, um sono prolongado pode ser prejudicial.

Além do tempo, é importante observar uma rotina, tanto no horário de dormir quanto de acordar. Além disso, ter um ritual para dormir é importante.

Tire imediatamente a televisão do quarto, deixe seu celular longe da cama para não cair na tentação de ficar mexendo nele e no lugar coloque o livro. Assim, além de acalmar sua mente para dormir, você estará aplicando a terceira dica.

Conclusão

A prevenção do Alzheimer é simples pois está baseada nos mesmos elementos da maioria das doenças. Ter uma vida saudável também pode estar relacionada a diminuição do estresse no dia-a-dia.

Caso você sinta algum sintoma de Alzheimer, não hesite em visitar um neurologista ou psiquiatra geriatra. Caso você conheça alguém que possa se beneficiar destas dicas, compartilhe para que ele possa previnir o Alzheimer.

Compartilhe este conteúdo: